quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A resistência ao uso das novas tecnologias.

Mesmo diante do desenvolvimento acelerado da Tecnologia e da Comunicação, muitos docentes ainda se restringem à utilização de vídeos e ao retro projetor como recursos durante a sua prática de ensino (Belintane, 2000), demonstrando uma resistência ao uso das tecnologias.
Segundo Grégio (2004), os profissionais da Educação trazem consigo uma grande resistência a novos métodos na educação. Esse mesmo autor afirma que existem poucos docentes qualificados a utilizarem ferramentas informatizadas. Segundo Aoki (2001), o cenário atual das escolas é de profissionais arraigados a métodos de ensino tradicionais e visão de transmitir conhecimentos, deixando de lado, a construção desses conhecimentos, mesmo usufruindo de todos os recursos que a Informática proporciona.
Mudar a forma tradicional de ensino é um grande desafio. Introduzir as novas tecnologias da informação e da comunicação (NTICs), no processo de ensino-aprendizagem, requer um enorme investimento, tanto em termos de capacitação, quanto em termos de mudança de cultura dos profissionais da educação. Mesmo com a multiplicação de programas voltados para a capacitação dos educadores no uso da informática, os resultados ainda são modestos no sistema educacional como um todo (Motta, 2003). Faz –se necessário que o professor tenha uma formação tecnológica complementar, para que o mesmo utilize como estratégia educativa os recursos computacionais (Valente, 1998). Em concordância com esse pensamento, Aoki (2001) afirma que a resistência em participar é eminente para uma grande maioria dos docentes, mesmo quando as escolas oferecem cursos para qualificação docente. Aoki (2001) revela ainda, em sua pesquisa, que a grande maioria dos professores nunca utilizaram os recursos da informática educativa e constatou o pouco interesse na mudança de metodologia, mesmo com a disponibilidade de infra-estrutura para esse fim.
Com base nas reflexões apresentadas acima, é possível afirmar que ainda existe um grande número de docentes sem formação para atuarem com tecnologia e com pouca ou nenhuma motivação para utilizar ambientes informatizados em sua prática educacional.




Vocês estão preparados para utilizar as novas tecnologias?

Um comentário:

  1. As novas tecnologia de começo assusta, mas é necessário o professor criar oportunidades para utilizar essa nova ferramenta em suas aulas.
    Os nossos alunos já nascem sabendo mexer no celular, no computador, emfim, eles são da geração da internet.
    As novas tecnologia veio para somar com os professores, pois além de facilitar o trabalho, ajuda a torna as aulas mais atrativas e significativa para os alunos.

    ResponderExcluir