domingo, 25 de agosto de 2013

Amarrando as ideias



O objetivo central de nossa pesquisa era entender porque tantos professores resistem ao uso da tecnologia. Partimos de uma suspeita e nos deparamos com questões muito importantes para a Educação. De certa forma, trata-se de algo conhecido por todos: em nossas escolas, o quadro e a caneta (ou giz) e o sistema de cópia ainda são as principais ferramentas de trabalho do professor. Em nossas pesquisas isso foi comprovado com dados recentes.
Haveria algum tipo de receio? Será que o problema é a formação? Nossos professores estariam despreparados? Conseguimos constatar que o uso de Internet, por exemplo, já está praticamente universalizado entre os profissionais da educação. As escolas também possuem, em sua maioria, laboratórios de informática com acesso à Internet.
As novas tecnologias da comunicação e informação são uma realidade em nossa sociedade. Professores e alunos conhecem, tem acesso e sabem utilizar essas tecnologias. Entretanto, esbarramos com a questão da forma de utilização dessas novas tecnologias. Ficou claro através de vídeos, textos e dos comentários no blog, que o atual sistema educacional não comporta e nem consegue dar conta da educação desta nova geração, que já nasce conectada as novas tecnologias. É preciso mudar a forma como ensinamos, e assim utilizar de maneira adequada, explorando todo o potencial das novas tecnologias.
Assim, constatamos que é necessário repensar todo o sistema educacional para que o professor possa utilizar a tecnologia não como uma mera ferramenta, mas que seja algo que faz parte de um projeto maior. Isso carece de investimento, planejamento e valorização do profissional de educação. Algumas propostas neste sentido estão surgindo, e em breve veremos os resultados.

2 comentários:

  1. Realmente pudemos constatar que a problemática Professor X Tecnologia é bem complexa, mas com certeza com a valorização do profissional de educação e propostas serias para alicerçar os novos conhecimentos e seus usos através de projetos é um caminho que nos levará a ótimos resultados. Foi um prazer participar deste projeto e poder encontrar pessoas engajadas e comprometidas com os rumos que está tomando nossa educação.
    Beijos carinhosos para a tutoria, os amigos de curso e todos que de maneira direta ou indireta contribuíram para mais esse aprendizado.

    Faby

    ResponderExcluir
  2. Com este projeto aprendi que não da para fugir das novas tecnologia. É preciso esta engajado com o recurso da tecnologia, pois estamos vivendo na geração web.2.
    Por Ana Aparecida

    ResponderExcluir