Olá meninas e pessoal que
acompanha o blog
Demorei para postar no blog por
que estava em busca de informações mais técnicas, mais oficiais e com base em
pesquisa estatísticas sobre a utilização de novas tecnologias por parte dos
professores. Não encontrei muita coisa sobre novas tecnologias de modo geral,
mas encontrei alguns dados bem interessantes sobre o uso de computador e
Internet nas atividades realizadas pelos alunos. A minha fonte é uma pesquisa
realizada por um órgão oficial, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), chamada
TIC Educação 2012. Os dados desta pesquisa foram publicados em maio de 2013.
A
seguir, a metodologia utilizada na pesquisa:
Na sequência de dados
apresentada vemos claramente quais são as atividades preferidas, que são mais
realizadas pelos professores: exercícios, aula expositiva e interpretação de
texto. Práticas mais atraentes aos estudantes como projetos sobre um tema ou
jogos educativos, somados, não chegam nem a 15%.
A
próxima sequência de dados é mais esclarecedora sobre o uso da Internet e
computador nas atividades realizadas com os alunos.
Com
exceção do primeiro tópico (já era esperado que a maioria dos professores que
ensinam como usar o computador e Internet utilizarão computador e Internet.
Ainda assim não foi a maioria esmagadora, mas 62%), todos os outros estão
abaixo de 50%. Um caso que me chamou a atenção, é que apenas 12% dos professores
dizem realizar de maneira frequente atividades em grupo e trabalho colaborativo
e apenas 29% destes utilizam o computador e Internet. Isso é muito pouco,
principalmente se pensarmos nas possibilidades de integração e comunicação que
a Internet pode proporcionar.
Acredito
que os números deixaram claro que os professores (pelo menos grande parte
destes) não utilizam novas tecnologias em sala de aula. Nem mesmo nas
tradicionais práticas de aula expositiva e exercícios.
Será
que é por que os professores não sabem utilizar a Internet, ou não tem acesso?
Os
dados da TIC 2012 mostram que não:
Quase
todos tem acesso e sabem utilizar Internet
Eu
acho que o motivo é outro:
Comentem!
Vitor Ribeiro de Souza
O assunto é bem complexo, são "n" fatores que apontam para essa problemática do não uso das TICS em sala de aula, creio que a desmotivação e a falta de tempo ainda são os fatores mais gritantes, pois como as pesquisas demonstram o número de professores que não têm o acesso ou que não sabem como utilizar as tecnologias é bem menor do que imaginávamos no início deste projeto.
ResponderExcluir