sábado, 17 de agosto de 2013

Professores X Tecnologia: estatísticas e hipótese



Olá meninas e pessoal que acompanha o blog
Demorei para postar no blog por que estava em busca de informações mais técnicas, mais oficiais e com base em pesquisa estatísticas sobre a utilização de novas tecnologias por parte dos professores. Não encontrei muita coisa sobre novas tecnologias de modo geral, mas encontrei alguns dados bem interessantes sobre o uso de computador e Internet nas atividades realizadas pelos alunos. A minha fonte é uma pesquisa realizada por um órgão oficial, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), chamada TIC Educação 2012. Os dados desta pesquisa foram publicados em maio de 2013. 




A seguir, a metodologia utilizada na pesquisa:




Na sequência de dados apresentada vemos claramente quais são as atividades preferidas, que são mais realizadas pelos professores: exercícios, aula expositiva e interpretação de texto. Práticas mais atraentes aos estudantes como projetos sobre um tema ou jogos educativos, somados, não chegam nem a 15%.





A próxima sequência de dados é mais esclarecedora sobre o uso da Internet e computador nas atividades realizadas com os alunos.




Com exceção do primeiro tópico (já era esperado que a maioria dos professores que ensinam como usar o computador e Internet utilizarão computador e Internet. Ainda assim não foi a maioria esmagadora, mas 62%), todos os outros estão abaixo de 50%. Um caso que me chamou a atenção, é que apenas 12% dos professores dizem realizar de maneira frequente atividades em grupo e trabalho colaborativo e apenas 29% destes utilizam o computador e Internet. Isso é muito pouco, principalmente se pensarmos nas possibilidades de integração e comunicação que a Internet pode proporcionar.
Acredito que os números deixaram claro que os professores (pelo menos grande parte destes) não utilizam novas tecnologias em sala de aula. Nem mesmo nas tradicionais práticas de aula expositiva e exercícios.

Será que é por que os professores não sabem utilizar a Internet, ou não tem acesso?



Os dados da TIC 2012 mostram que não:




Quase todos tem acesso e sabem utilizar Internet
Eu acho que o motivo é outro:




Comentem!


                                                                                            Vitor Ribeiro de Souza






Um comentário:

  1. O assunto é bem complexo, são "n" fatores que apontam para essa problemática do não uso das TICS em sala de aula, creio que a desmotivação e a falta de tempo ainda são os fatores mais gritantes, pois como as pesquisas demonstram o número de professores que não têm o acesso ou que não sabem como utilizar as tecnologias é bem menor do que imaginávamos no início deste projeto.

    ResponderExcluir